Produção industrial brasileira cresce em setembro, diz IBGE - E Dia

Produção industrial brasileira cresce em setembro, diz IBGE

No entanto, o setor acumula queda de 1,4% de janeiro a setembro deste ano. A mesma queda foi registrada nos últimos 12 meses
A produção industrial brasileira cresceu em setembro, segundo a PIM (Pesquisa Industrial Mensal), divulgada nesta sexta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa mostra crescimento de 0,3% frente a agosto deste ano.

A produção cresceu em 11 dos 26 setores pesquisados. As influências positivas mais importantes vieram dos setores de veículos automotores, reboques e carrocerias (4,3%), que reverteu o recuo de agosto (2,4%), da confecção de artigos do vestuário e acessórios (6,6%), bebidas (3,5%), produtos de metal (3,7%), móveis (9,4%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (3,0%) e produtos de borracha e de material plástico (1,4%).

Entre os setores que registraram queda na produção, estão impressão e reprodução de gravações (-28,6%), indústrias extrativas (-1,2%), máquinas e equipamentos (-2,8%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-4,6%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-0,8%) e produtos do fumo (-7,7%).

Houve queda de 1,1% frente setembro de 2018.

No entanto, o setor acumula queda de 1,4% de janeiro a setembro deste ano. A mesma queda foi registrada nos últimos 12 meses.