NASA mostra 1º helicóptero que viajará a Marte (FOTOS)

Os engenheiros da NASA instalaram o Mars Helicopter no rover Mars 2020, que chegará a Marte em 2021, informou na quarta-feira (28) o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência.

NASA . JPL-CALTECH

O pequeno helicóptero pesa só 1,8 kg, não tem instrumentos científicos e é um modelo de demonstração, cujo objetivo é aprovar o funcionamento destas aeronaves na atmosfera do Planeta Vermelho, que é 100 vezes menos densa do que a terrestre.

NASA . JPL-CALTECH | Membros da equipe do Mars Helicopter da NASA no simulador espacial, uma câmara de vácuo no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA em Pasadena, na Califórnia, 1 de fevereiro de 2019

Se o voo for bem-sucedido, os cientistas da NASA esperam a chegada do "dia em que os helicópteros marcianos venham a desempenhar um papel importante nas futuras explorações do planeta", diz a gerente do projeto, MiMi Aung.

"Todas as peças estão no seu lugar para uma missão histórica de exploração. […] Juntos, o Mars 2020 e o Mars Helicopter ajudarão a definir o futuro da ciência e a exploração do Planeta Vermelho nas próximas décadas", disse Thomas Zurbuchen, especialista da Direção da Missão Científica da NASA.

Mars Helicopter

O envio do aparelho a Marte foi anunciado pela agência em maio de 2018. Em junho deste ano, foi divulgado que o aparelho tinha superado várias provas.

O Mars Helicopter será lançado junto com a nova versão do rover em julho de 2020 a partir da base espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, EUA. Sua aterrissagem em Marte, na Cratera Jezero, está prevista para 18 de fevereiro de 2021.

NASA . JPL-CALTECH

Por sua vez, o novo rover realizará avaliações geológicas, buscará sinais de vida marciana, avaliará os recursos naturais e os perigos para possíveis exploradores humanos.