Inflação na China atinge em julho maior nível em 17 meses - E Dia

Inflação na China atinge em julho maior nível em 17 meses

A taxa anual de inflação ao consumidor da China ganhou força em julho e atingiu máxima em 17 meses, impulsionada pelos custos de alimentos, segundo dados oficiais.

Foto: Reprodução

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) chinês subiu 2,8% no mês passado ante julho de 2018, depois de avançar 2,7% na comparação anual de junho, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, pela sigla em inglês) do país. O resultado do CPI de julho ficou um pouco acima da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de alta de 2,7%.

Em relação ao mês anterior, o CPI da China teve acréscimo de 0,4% em julho. Em junho, o índice havia recuado 0,1% ante maio.

O governo chinês tem a meta de manter a inflação ao consumidor abaixo de 3% em 2019.

O NBS também divulgou números sobre a inflação ao produtor. O chamado índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da China teve queda de 0,3% na comparação anual de julho, após se manter estável em junho. A projeção do mercado para julho era de recuo de 0,1%.

No confronto mensal, o PPI chinês diminuiu 0,2% em julho. Em junho, o PPI havia caído 0,3% ante maio. Fonte: Dow Jones Newswires.

Copyright © Estadão. Todos os direitos reservados.