Huawei lança processador de inteligência artificial mais potente do mundo

O lançamento do novo processador, junto com uma estrutura de computação multiuso para inteligência artificial MindSpore, "marca uma nova etapa na estratégia de IA da Huawei", disse o presidente rotativo da empresa, Eric Xu.

AP Photo / Mark Schiefelbein

O Ascend 910 pertence à série de chips Ascend-Max da Huawei. De acordo com o comunicado, o novo processador alcança os seus objetivos de desempenho com um consumo de energia muito menor do que era previsto originalmente.


Decidimos elevar a inteligência artificial para o próximo nível. Apresentamos o Huawei Ascend 910, o processador IA mais potente do mundo, e o MindSpore, uma estrutura de computação IA para todos os cenários.

"O Ascend 910 funciona muito melhor que esperávamos. Sem dúvida, tem mais poder de computação do que qualquer outro processador de IA no mundo", afirmou Xu.

O Ascend 910 é utilizado para treinamento de modelos de IA 

A Huawei continua investindo no desenvolvimento de processadores de IA para oferecer uma maior capacidade de processamento, mais acessível e adaptável, a fim de atender às necessidades de uma ampla gama de cenários, como o processamento em veículos de condução autônoma e treinamento, entre outros.

Em meados de maio, o Departamento de Comércio dos EUA colocou a companhia Huawei e as suas filiais em uma lista negra por alegadamente ameaçarem a segurança nacional, o que impede a empresa chinesa de comprar componentes e tecnologias de fabricantes norte-americanos.