Publicado VÍDEO de aterrissagem de sonda japonesa no asteroide Ryugu

O Japão divulgou um vídeo com imagens nítidas do contato da sonda Hayabusa2 com a superfície do asteroide Ryugu.

A Agência Espacial Japonesa publicou no dia 26 de julho um vídeo da nave espacial não tripulada Hayabusa2 concluindo sua operação.

A Hayabusa2 coletou amostras do solo do asteroide que podem ajudar os cientistas a compreender como o Sistema Solar se formou.

O vídeo foi 10 vezes acelerado comparando com a velocidade real e mostra a aterrissagem na nave no asteroide Ryugu e depois a sua partida da superfície do corpo celeste.


O vídeo foi gravado pela câmara de observação Cam-H, instalada no mecanismo da coleta de amostras. A câmara foi criada em colaboração da Agência Espacial Japonesa com a Universidade das Ciências de Tóquio. Para fazer este vídeo, foram tiradas fotos em intervalos muito curtos.

A aterrissagem ocorreu perto da cratera artificial criada durante uma descida anterior. A primeira coleta de amostras ocorreu em fevereiro passado.

Imediatamente após o contato, a sonda regressou para o espaço, levando os fragmentos do asteroide Ryugu, que orbita o Sol a centenas de milhões de quilômetros da Terra. Esses fragmentos, que datam da época do nascimento do Sistema Solar, há cerca de 4,6 bilhões de anos, devem chegar à Terra em 2020.