Como tirar certidão de nascimento online - E Dia

Como tirar certidão de nascimento online


Serviço online é mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

A segunda via da certidão de nascimento pode ser obtida online por meio da plataforma Registro Civil. Mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN-Brasil), o site conta com um serviço informatizado para facilitar o fornecimento do documento.

Para tirar uma certidão de nascimento online, basta inserir dados pessoais incluindo números de livro, folha e termo da certidão e encomendar para o cartório responsável.

O acompanhamento do pedido e o pagamento (com boleto ou cartão de crédito) podem ser feitos totalmente via Internet. Veja a seguir como obter a certidão de nascimento.

Foto: Divulgação/Registro Civil

Passo 1. Acesse o site do Registro Civil (registrocivil.org.br) e escolha a opção “Nascimento”;

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Passo 2. Comece o preenchimento do formulário inserindo estado, cidade e cartório. Avance no botão “Próximo”;

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Passo 3. Digite nome completo, CPF e data de nascimento e continue;

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Passo 4. Na sequência, informe os nomes dos pais. Se não souber, deixe em branco;

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Passo 5. Depois, é necessário informar dados presentes na certidão original, como livro, folha e termo. Os dados, porém, não são obrigatórios;

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Passo 6. O site Registro Civil permite encomendar uma segunda via de certidão digital, que chega via e-mail, ou impressa em papel oficial, que pode ser retirada presencialmente ou recebida pelos Correios. Ao selecionar uma certidão impressa, é possível também adicionar a Apostila de Haia, que garante validez do documento no exterior, desde que o país seja signatário da Convenção de Haia;

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Passo 7. Revise os dados informados, marque a caixa que confirma a leitura dos termos de uso e avance;

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Passo 8. O site exibirá o preço do serviço na tela seguinte. Pressione o botão "próximo";

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Passo 9. Para prosseguir, é preciso ter uma conta no site. Selecione o link na parte de baixo para se cadastrar;

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Passo 10. Preencha informações como nome, CPF, telefone e endereço;

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Passo 11. Se o documento for encomendado na modalidade impressa, é preciso escolher o método de entrega;

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Passo 12. Por fim, selecione o método de pagamento. O registrocivil.org.br aceita cartão de crédito e boleto. O valor total do pedido aparece no topo da tela.

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