Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial aguardado há 20 anos

Foto: Devulgação

O Mercosul acaba de fechar o acordo de livre comércio com a União Europeia. Desde 1999, os integrantes do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e os 28 países da União Europeia iniciaram negociação para um acordo de livre comércio.

Em momento histórico, aguardado há 20 anos, o Mercosul e a União Europeia fecharam nesta sexta-feira (28), em Bruxelas, o acordo comercial entre os dois blocos.

Pelo lado brasileiro, estão a ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; e o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo.

O acordo permitirá que a maior parte dos produtos seja comercializada entre os blocos com tarifa zero. Haverá um calendário para que isso ocorra.

Com o acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul, aumenta o poder de barganha do Brasil, com a disputa de operações comerciais mais vantajosas com os EUA e até com a China.

A informação foi confirmada pela página oficial do Ministério da Agricultura no Twitter. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, também comemorou pela rede social: “Juntos, Mercosul e UE representam 1/4 da economia mundial e agora os produtores brasileiros terão acesso a esse enorme mercado. Parabenizo também os Ministros Paulo Guedes e Tereza Cristina, bem como as equipes de seus ministérios, pelo empenho neste objetivo. GRANDE DIA! 👍