'Lugar mais silencioso': até hoje ninguém conseguiu passar lá mais de 45 minutos



Estas câmaras são capazes de absorver todo o som, por isso, quando alguém entra nelas, não ouve absolutamente nada, o que causa muita tensão no cérebro.

O jornal britânico Daily Mail obteve acesso à chamada câmara anecoica da Microsoft e conversou com o engenheiro responsável pelo laboratório de áudio, Hundraj Gopal, que explicou em detalhe como foi criado o "lugar mais silencioso" do planeta.

Câmara anecoica da #Microsoft é a sala mais silenciosa do mundo, veja seu interior

Localizada na cidade de Redmond (EUA), a sala super silenciosa foi criada para ajustar as funções de áudio do gigante tecnológico, como o som dos cliques do rato (mouse).

O engenheiro detalha que até agora ninguém conseguiu passar mais de 45 minutos dentro dessa câmara, já que o silêncio que existe lá causa muita tensão no cérebro.

"Algumas pessoas ficam por um minuto e querem sair imediatamente", revela.

As poucas pessoas que entraram se queixaram de sua própria respiração, do zumbido das orelhas e do barulho que os "rugidos" do estômago produzem.
A capacidade de neutralizar o som é tal que "se eu tivesse um motor a jato decolando no local, dificilmente ouviria", diz Gopal.

Para isolar o ruído externo, a câmara está dentro de seis camadas de concreto, cada uma com cerca de 30 centímetros de espessura. As paredes e o telhado estão cobertos com cunhas de fibra de vidro que neutralizam qualquer tipo de eco.

Além disso, a câmera flutua em 68 amortecedores de vibração montados em sua própria placa de fundação separada, que a mantêm sem contato direto com o edifício.

O engenheiro ressalta que, para o projeto e construção deste espaço, foram necessários $ 1,5 milhão (5,7 milhões) "o que mostra o quanto somos sérios em relação ao áudio".