Conselho da Vale decide afastar presidente Fabio Schvartsman


     Fabio Schvartsman — Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

O Conselho de Administração da Vale decidiu afastar o presidente da empresa, Fabio Schvartsman, e mais três diretores.

A empresa ainda não fez um anúncio oficial sobre o afastamento, mas a decisão já foi tomada, segundo o blog apurou com integrantes do conselho.

A decisão foi tomada após o Ministério Público e a Polícia Federal darem prazo de dez dias para a Vale decidir se acataria o pedido de afastamento da diretoria da empresa.

Segundo apurou o blog, a decisão sobre Fabio Schvartsman deve ser oficializada na próxima segunda-feira (4). De acordo com um interlocutor dos acionistas da Vale, o diretor-executivo, Eduardo Bartolomeo, deverá ser designado interinamente para o comando da empresa.

Nesta semana, funcionários da Vale que estão presos afirmaram, em depoimento, que diretores da mineradora sabiam de problemas na barragem que rompeu em Brumadinho, incluindo o risco de liquefação e erosão interna – apontados como possíveis causas do acidente.

O afastamento de Schvartsman pode ser anunciado, inicialmente, como "pedido de afastamento", mas "será na verdade demissão", disse um interlocutor de acionistas da Vale. Acionistas disseram, ainda, que depois haverá a demissão dos diretores.