Confira em alta definição as primeiras explosões nucleares da história


Entusiastas se dedicam a documentar a história das armas nucleares restauraram e publicaram vídeos em alta definição que mostram dois curiosos testes nucleares: a experiência Trinity, primeiro teste nuclear da história, e o Grable, o teste de um único projétil nuclear lançado por um canhão de artilharia.

A experiência Trinity foi realizada em 16 de julho de 1945 no deserto Jornada del Muerto (estado do Novo México) e foi a primeira detonação nuclear da história, com uma potência equivalente a 20 quilotons. O teste foi a culminação do Projeto Manhattan, que tinha como objetivo obter a bomba nuclear o mais rápido possível, temendo que os nazistas usassem essa arma para mudar o rumo da Segunda Guerra Mundial a seu favor.



Mesmo as tropas soviéticas terem conseguido entrar em Berlim antes da conclusão do projeto, seus resultados deram fruto e um mês depois foram lançadas duas bombas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, que mataram mais de 200.000 civis.

O segundo vídeo foi gravado em 25 de maio de 1953, durante o teste conhecido como Grable. Este teste foi o décimo dos onze testes realizados naquele ano, mas o único em que um projétil foi lançado a partir de um canhão de artilharia.



Entretanto, as câmeras nesse vídeo não se concentraram na explosão em si, mas nos efeitos da bomba em vários objetos. Neste caso se trata de carros, ônibus e uma barraca. Se você quiser ver imagens não restauradas do teste real, bem como a versão não restaurada das imagens do carro, você pode vê-las aqui.

Atom Central é um site dedicado a documentar a história dos testes de bombas atômicas nos anos 50 e 60. Peter Kuran produziu vários filmes sobre esse tema. Em seu site, entusiastas publicam galerias contendo imagens impressionantes de explosões atômicas.