Como adicionar um Favicon no Blogger BlogSpot - E Dia

Como adicionar um Favicon no Blogger BlogSpot




Uma forma de aumentar as visitas em seu blog é reforçando o branding, de forma que os visitantes passem a se lembrar de seu blog como se fosse uma marca, como é o caso da Nike e Coca Cola (quem dera o meu blog fosse conhecido com a Coca Cola. Acho que vou adotar um rato como mascote), o que é possível com um esquema de cores marcante, um logo bem feito, uma forma própria de escrever e também com um favicon personalizado.


Neste artigo eu vou ensiná-lo como adicionar um favicon ao seu blog no Blogger de uma forma fácil e prática.

Mas o que é um Favicon?

Se você não sabe, o favicon é um pequeno ícone (uma imagem) que pode ser configurado junto ao seu site ou blog para deixá-lo mais customizado. Uma vez configurado no blog ele aparece em diversos lugares nos navegadores de Internet, como na barra de endereços, nas abas dos navegadores e nos favoritos, como pode ser visto aqui no google.com

Como criar o favicon


Antes de poder adicionar seu favicon ao seu blog, será necessário que você o crie uma imagem com tamanho quadrado de alguma forma, que pode ser com um editor de imagens de sua preferência. Lembrando que por ser uma imagem extremamente pequena (apenas 32 pixels) , ela não pode ter muitos detalhes, pois dificilmente serão percebidos.
Caso a edição de imagens não seja o seu forte, poderá ainda utilizar programas ou serviços que auxiliam nesta tarefa como é o caso do IconJ que é totalmente gratuito e permite desenhar seu favicon do seu jeito. Para utilizar este recurso acesse o site do IconJ e clique em “Pixel-Icon Generator“.

Você também tem a opção de escolher um ícone já pronto clicando em “more animated favicons“.

Depois de pronto, salve a imagem em seu computador e parta para o próximo passo.

Como adicionar o favicon no Blogger


Agora que você já criou seu favicon personalizado, acesse o painel de controle de seu blog no Blogspot, clique na aba “Design” e no campo “Favicon” clique em “Editar” como mostra a imagem abaixo.


Na nova janela que aparece, carregue a imagem que você salvou anteriormente em seu computador e clique em “Salvar“.

Pronto! Seu favicon já está configurado em seu blog, no entanto pode ser que você só passe a ver ele depois que apagar o histórico de navegação de seu navegador de Internet ou utilize outro navegador para testar. Isso acontece porque os navegadores guardam informações sobre os sites visitados para agilizar o carregamento das páginas.
Gostou deste artigo? Tem mais dúvidas sobre o Blogger? Deixe um comentário.